PEREGRINAÇÃO - SÃO JOÃO PAULO II
O ano 2020 foi proclamado na Polónia um ano especial para lembrar-nos de Karol Wojtyla - o santo Padre João Paulo II.
O motivo de tal proclamação é o 100º aniversário de nascimento dele na pequena cidade de Wadowice, muito perto de Cracóvia.
O motivo de tal proclamação é o 100º aniversário de nascimento dele na pequena cidade de Wadowice, muito perto de Cracóvia.
Dia 11/10 - Saída do Brasil com destino a Polônia
Dia 12/10 - Chegada a Varsóvia
Chegada a Varsóvia e transporte para o hotel. Alojamento. Jantar. Pernoite em Varsóvia.
Dia 13/10 - Varsóvia – a capital da Polónia
Café no hotel.
9.30 - Visita a Varsóvia: o Parque Real Lazienki com o monumento ao compositor polaco Frederic Chopin, o ex-gueto de Varsóvia com Umschlagplatz, de onde milhares de judeus foram transportados para os campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, o Monumento ao Soldado Desconhecido, o Palácio de Cultura e Ciência, a Rua Krakowskie Przedmiescie, a cidade antiga com o Castelo Real e a catedral de São João, a Praça do Mercado. A centro histórico de Varsóvia foi totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial mas reconstruído com um esforço impressionante do povo polaco nos anos de pós-guerra. Atualmente está inscrito na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
13.30 - Almoço num restaurante da cidade antiga.
15.00 - A igreja nos tempos do comunismo: visita à igreja de Santo Estanislau Kostka com a tumba do Padre Jerzy Popieluszko, assassinado em 1984 pela polícia política comunista. Santa missa na igreja.
Passo pela praça de Pilsudski, o lugar de celebração da missa durante a 1ª peregrinação de João Paulo II à Polónia como Papa em 1979. Foi então quando o Papa disse as memoráveis palavras: "Desça o Teu Espírito! E renove a face da terra, desta terra". Com estas palavras João Paulo II deu esperança e coragem ao povo polaco a lutar contra e derrubar o regime comunista na Polónia.
17.00 - Tempo livre na cidade antiga de Varsóvia.
20.00 - Jantar. Pernoite em Varsóvia.
Dia 14/10 - Varsóva – Oswiecim-Brzezinka (Auschwitz-Birkenau) – Cracóvia
Café no hotel. Check-out do hotel.
9.00 - Partida em direção ao museu Auschwitz-Birkenau.
13.00 - Almoço.
15.00 - Visita ao território do ex-campo de concentração e extermínio Auschwitz-Birkenau, construído pelos nazistas alemães durante a ocupação da Polónia durante a Segunda Guerra Mundial. É uma triste testemunha do assassinamento de mais de um milhão de pessoas de várias nacionalidades, na maioria judeus. Hoje em dia o ex-campo de concentração de Auschwitz-Brikenau forma parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
Foi aqui, onde oferecendo a sua vida para morrer em lugar de um compatriota, morreu São Maximiliano Kolbe.
Neste campo foi assassinada também Santa Edith Stein.
18.30 - Continuação a Cracóvia.
20.00 - Chegada. Alojamento. Jantar. Pernoite em Cracóvia.
Dia 15/10 - Crácovia (visita) – Kazimierz (o bairro judeu) – Wieliczka (as Minas de sal) – Cracóvia
Café no hotel.
9.00 - Visita de Cracóvia, é uma das mais antigas e belas cidades da Polónia. Passeio pela Colina e Castelo de Wawel com a corte renascentista, a catedral (entrada), onde na cripta românica de São Leonardo no 02/11/1946 o jovem Karol Wojtyla celebrou a sua primeira Missa. O Palácio dos Arcebispos de Cracóvia, onde viveu Karol Wojtyla: o bispo e - mais tarde - arcebispo metropolitano e cardeal de Cracóvia. A Cidade Velha (Stare Miasto) com a sua Praça Maior – a mais extensa da Europa, a Igreja Mariana (Kosciol Mariacki) com seu famoso altar (visita incluída) – obra do genial escultor Vito Stoss, a medieval Loja dos Tecidos, o Collegium Maius – o edifício mais antigo da Universidade Jaguelônica, a Torre da Câmara Municipal, um olhar para a muralha antiga perto da Porta de São Floriano e da Barbacã. A Cidade Velha de Cracóvia foi declarada pela UNESCO como Património da Humanidade.
13.00 - Almoço.
15.00 - Um passeio pelo bairro Kazimierz, outrora habitado pela maior comunidade judaica da Europa, exterminada pelos nazistas alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
17.00 - Saída em direção a Wieliczka.
17.30 - Visita às famosas minas de sal, as mais antigas do mundo – um monumeto único da cultura industrial da Europa. É praticamente uma cidade subterrânea, com lagos, câmaras, poços e esculturas talhadas no sal – gema durante os séculos da existência da mina. A mina foi declarada o Patrimônio da Humanidade pela UNESCO já em 1978.
20.00 - Jantar. Pernoite em Cracóvia.
Dia 16/10 - Cracóvia – Pieniny e Dunajec – Zakopane – Cracóvia
Café no hotel.
8.00 - Saída em direção a Sromowce Wyzne em Pieniny
10.00 - Passeio em jangadas no rio Dunajec através de um pitoresco desfiladeiro calcário, no coração do Parque Nacional Pieninsky.
12.00 - Saída para Zakopane.
13.30 - Almoço.
14.30 - Visita a Zakopane, a capital das montanhas polacas, ubicado aos pés das Montanhas Tatras. O seu encanto consiste em sua arquitetura de madeira e em conservar um aspeito tradicional local. Durante a visita subida em funicular ao Monte Gubalowka de onde se pode apreciar a magnífica vista das Tatras.
18.30 - Saída de regresso para Cracóvia.
20.30 - Chegada a Cracóvia. Jantar. Pernoite em Cracóvia.
Dia 17/10 - Cracóvia: Lagiewniki: santuário da Divina Misericórdia e santuário João Paulo II – Wadowice – Kalwaria Zebrzydowska – Cracóvia
Café no hotel. Check-out.
8.30 - Visita ao Santuário de Lagiewniki, o santuário relacionado com a Divina Misericórdia mais importante no mundo, destino de peregrinação de milhões de pessoas. Este lugar, relacionado com a vida e obra da Irmã Faustina Kowalska, foi proclamado "o centro da Divina Misericórdia" pelo Papa João Paulo II durante a sua visita à Polónia em 2002. O Santuário é composto pelo convento (no qual viveu e morreu a santa), a basílica e a capela, que contém a tumba com as relíquias da Irmã Faustina e o famoso quadro de Jesus Misericordioso "Jesus, eu confio com Vós", pintado segundo a visão da santa polaca.
10.30 - Visita ao Santuário João Paulo II (a 1 km do santuário da Divina Misericórdia) construído no terra da pedreira de Solvay, onde Karol Wojtyla, então seminarista, trabalhou fisicamente durante a Segunda Guerra Mundial.
Santa Missa num dos santuários.
12.30 - Saída para Wadowice.
13.30 - Almoço.
15.00 - Wadowice, a cidade natal do Papa João Paulo II.
Visita à casa onde no dia 18 de maio de 1920 nasceu o futuro papa - hoje em dia museu sobre a vida dele, e à igreja paroquial onde foi batizado no dia 20 de junho de 1920.
17.00 - Saída para Kalwaria Zebrzydowska.
17.30 - Visita do Santuário de Kalwaria Zebrzydowska, muito importante para o jovem Karol Wojtyla. A arquitetura maneirista do Santuário, umas 40 capelas do Calvário e o parque também constam na lista da UNESCO.
18.30 - Saída para Cracóvia.
20.00 - Jantar. Pernoite em Cracóvia.
Dia 18/10 - Cracóvia – Czestochowa – Varsóvia
Café no hotel. Check-out do hotel.
9.00 - Saída para Czestochowa.
11.30 - Chegada a Czestochowa: visita ao monastério dos Padres Paulinos onde se encontra a milagrosa imagem da Virgem de Czestochowa chamada também a Madona Negra: o lugar de peregrinação mais importante da Polónia. Santa missa no santuário.
14.00 - Almoço.
15.30 - Saída para Varsóvia.
20.00 - Chegada e alojamento. Jantar. Pernoite em Varsóvia.
Dia 19/10 - Saída de Varsóvia e da Polónia
Café no hotel. Check-out do hotel em Varsóvia.
Transporte ao aeroporto e partida de Varsóvia e da Polónia para o Brasil.
Lembrando que os horários acima são previstos e podem sofrer alteração durante o percurso da viagem.
Hotéis previsto:
- Varsóvia: Radisson Blu Sobieski 4* ou semelhante
- Cracóvia: Holiday Inn 5* ou semelhante
Incluso:
Não Incluso:
Extras nos hotéis
Maleiteiros
Bebidas nas refeições
- Varsóvia: Radisson Blu Sobieski 4* ou semelhante
- Cracóvia: Holiday Inn 5* ou semelhante
Incluso:
- hotéis conforme mencionado
- pensão completa durante toda a viagem a partir do jantar no dia de chegada até ao café da manha no dia da saída;
- guia acompanhante durante toda a viagem
- guias locais e entradas nos locais visitados
- Seguro Viagem - Plano Europeu
- Gorjetas aos guias e motoristas
- Kit Peregrino
- passagem aérea
- ônibus de luxo
Não Incluso:
Extras nos hotéis
Maleiteiros
Bebidas nas refeições